• PlantaConsciência

Plantas e animais lidam com o estresse de maneiras diferentes?

Huey e colaboradores (2002) escreveram uma revisão com base em dados observados por cientistas, principalmente biólogos das áreas animais e vegetais, demonstrando que as plantas têm habilidades, antes despercebidas e inimagináveis, que só associávamos aos animais. Em seus próprios modos comportamentais, as plantas podem “ver, cheirar, sentir, ouvir e saber” onde estão no ambiente e a partir dessa percepção, mediar respostas fenotípicas que as adaptam as condições ambientais impostas. Ao contrário dos animais, as plantas podem viver toda sua vida e/ou crescer por centenas de anos no mesmo local o qual está em constante mudanças, utilizando apenas vias plásticas de evitação, tolerância aumentada e regeneração. Já os animais para mitigar as ameaças ambientais necessitam mudar de habitat para se protegeram. Isso nos faz repensar nos possíveis "talentos" das plantas que tem sido subestimados, mas que se apresentam importantes no processo de seleção, principalmente por elas terem mobilidade reduzida.


Figura 1. O que esses girassóis "sabem"?

(Crédito Imagem: Igor Stevanovic/Alamy; Texto: BBC Plants can see, hear and smell - and response http://www.bbc.com/earth/story/20170109-plants-can-see-hear-and-smell-and-respond)


De fato, algumas consequências evolutivas fizeram as plantas serem capazes de armazenar informações sobre as condições ambientais com o passar do tempo e assim serem passíveis de modificações fisiológicas e morfológicas que as protegessem deste ambiente. No entanto, ainda não se sabe como esses eventos passados modularam seu comportamento fisiológico para sentir o ambiente e responder aos novos desafios. Provavelmente, as plantas possuem capacidades altamente evoluídas de armazenar informações sobre suas experiências passadas e usar essas informações para orientar a forma como elas se movimentam, crescem, desenvolvem ou se comportam. Como e o motivo delas terem essa capacidade comportamental diferenciada de perceber as informações do ambiente são incógnitas que ainda permeiam o meio científico, no entanto, são fundamentais na evolução de níveis de plasticidade para enfrentar o ambiente.


Enfim, as plantas têm habilidades incríveis para se recuperar e viver sob condições estressantes. Embora sejam seres vivos, tendemos a pensar em plantas como objetos, em vez de seres dinâmicos, e como observado no artigo tanto animais quanto as plantas se comunicam como o meio ambiente, mediando respostas adaptativas semelhantes.


Texto escrito pela Fábia Barbosa


Referência Bibliográfica

Huey RB, Carlson M, Crozier L, Frazier M, Hamilton H, Harley C, Hoang A, Kingsolver JG. Plants versus animals: Do they deal with stress in different ways? Integrative and Comparative Biology, v.42, n.3, p.415-423, 2002.


#habilidadesdasplantas #evoluçãodasplantas #semelhançasentreplantaseanimais #plantbiology #plantstress

0 visualização
 

©2019 por PlantaconsCiência. Orgulhosamente criado com Wix.com