• PlantaConsciência

Na mente das plantas

Diversos pesquisadores acreditam que as plantas se tornaram inteligentes graças a Evolução, no entanto, a inteligência vai muito além desse critério. O documentário In The Mind of Plants de Jacques Mitsch, investigou a inter-relação entre plantas, animais e o meio ambiente, demonstrando que plantas são organismos com capacidades cognitivas, que aprendem diariamente com intuito de promover adaptação e cooperação de sobrevivência.

Imagem: Kudu se alimentando de folhas de acácia. (Fonte: flickr)


Um exemplo, foi a ação de pesquisadores no Nordeste da África do Sul onde populações de Kudus (espécie de antílope) estavam morrendo misteriosamente. Após alguns estudos, descobriram que árvores de acácia, predominantes nesse ambiente, desenvolveram uma técnica de sobrevivência em resposta a alta densidade de rebanhos deste animal que se alimentavam delas. Quando as árvores se sentiam sobrecarregadas com o grande número de Kudus, as plantas liberavam um gás tóxico (etileno) de forma defensiva, que eram sentidas por outras Acácias, que em resposta produziam altas concentrações de taninos nas folhas, eliminando parte dos Kudus que ameaçavam à sua população.


Imagem: Plantas de acácia são fonte de alimento para vários animais herbívoros, além de promoverem sombreamento. Fonte: Allposters.com


Essa capacidade de reconhecer e responder a estímulos ambientais fez com que cientistas da Universidade de Bonn na Alemanha, aprofundassem seus estudos para melhor entender a atuação do ser planta. Utilizando mudas de ervilhas com gavinhas, avaliaram a percepção e busca de ar e luz, através da estimulação das gavinhas com varas e, notaram que após a pausa na estimulação, as plantas exibiram capacidade de memória e percepção para crescer verticalmente, independentemente de como estavam posicionados. Esse sensoriamento ocorre em função de proteínas sensoras presentes na superfície externa da gavinha que controlam o crescimento das células e a impulsiona a crescer em torno do que toca. Isso permite que a planta cresça em todas as direções, sentindo o mundo ao seu redor segurando e criando as bases para a planta desenvolver.


Imagem: Planta de ervilha com sua gavinha presa a um suporte. Fonte: Hortas.info


Mais além dessas ações observadas, pesquisadores japoneses investigaram a forma como as plantas funcionam no nível molecular, se perguntando: Como as plantas dormem? Elas precisam dormir e o que acontece se não dormirem? Recriando os ciclos diurnos e noturnos em condições artificiais, eles descobriram que as plantas têm comportamentos semelhantes aos animais, provando que necessitam de um período para descansar para que não haja perturbação do seu relógio biológico. Esses exemplos demonstram que a percepção contínua do ambiente, processamento de informações e o aumento da performance em resposta a um sinal externo são características de sobrevivência das plantas. À medida que o estímulo se repete um fluxo de informação é gerado, representando uma forma de aprendizagem celular.


As plantas não possuem um sistema nervoso, mas sim níveis estruturais e moleculares semelhantes ao sistema nervoso de vertebrados, com células com funções semelhantes aos neurônios e sinapses que formam circuitos de informações que propagam por todo corpo vegetal. Esse circuito é importante para que elas percebam o ambiente e hajam de forma inteligente para fazer escolhas certas a fim de sobreviver. Apesar do estudo da inteligência em plantas ser um pouco negligenciado, ele não é menos importante que a cognição conhecida na vida animal. Esse documentário fornece uma visão valiosa da nova área de investigação de inteligência em plantas, a Neurobiologia vegetal, e inspira as pessoas a terem um novo relacionamento com o mundo vegetal, pois ainda há muito a se conhecer sobre o mundo das plantas.


Texto escrito por Fábia Barbosa da Silva


Referência: In the Mind of Plants. Dirigido por Jacques Mitsch, França, 2009, 52min.


#inteligenciavegetal #plantintelligence #neurobiologiavegetal #plantaherbivoro #plantbiology #plantasdormem #serplanta

65 visualizações
 

Formulário de Inscrição

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

©2019 por PlantaconsCiência. Orgulhosamente criado com Wix.com