©2019 por PlantaconsCiência. Orgulhosamente criado com Wix.com

Bem-vindo ao PlantaconsCiência

Conteúdo científico sobre Biologia Vegetal

O PlantaconsCiência é um veículo para expressarmos nossa paixão pelo maravilhoso campo da Biologia Vegetal por meio da publicação de resenhas críticas sobre artigos científicos e vídeos informativos para mostrar e trocar com os leitores sobre o inspirador mundo das plantas. Nosso objetivo maior é plantar consciência por meio da ciência das plantas. Então entre e sinta-se à vontade!

 
 
Buscar
  • PlantaConsciência

Ano Internacional da Saúde das Plantas

Em 2015, a Organização das Nações Unidas definiu a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles consistem em metas globais envolvendo questões sociais, ambientais e econômicas pensando em ações coletivas que permitam transformar nosso mundo de forma sustentável.


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o International Plant Protection Convention (IPPC) declararam 2020 como o ano Internacional da Saúde das Plantas (em inglês, International Year of Plant Health - IYPH). Mas qual seria o motivo disso?


O que perdemos quando as plantas ficam doentes


Segundo a FAO, aproximadamente 40% das culturas destinadas a alimentação são perdidas devido ao ataque de pragas e doenças. Com isso, muitas pessoas deixam de ser alimentadas. A agricultura é prejudicada, principalmente enquanto fonte de renda para comunidades não abastadas.


Além do uso para a alimentação, e tão importante quanto, as plantas tem papel fundamental para manutenção do ar que respiramos e na natureza como um todo. Mesmo assim, muitas vezes não damos a atenção necessária para manter as plantas saudáveis. Devido as mudanças climáticas e ação humana que alteram o meio ambiente, muitos patógenos e pragas que causam as doenças nas plantas têm sido favorecidos em se desenvolver em novos nichos.


A intenção de promover um Ano Internacional da Saúde das Plantas é justamente conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção e proteção das plantas. Estamos falando aqui de uma ação coletiva, não apenas sobre um tema para cientistas. Promover a saúde das plantas é fundamental para alcançarmos os ODS 1 e 2, referentes a erradicação da pobreza e da fome no mundo.

O que você pode fazer para ajudar


Sabe quando você, um apaixonado por plantas, viaja e leva uma mudinha na mala clandestinamente? Na verdade, você pode estar levando também uma doença ou praga que não pertence aquele ambiente, então não terá um controle natural do seu desenvolvimento. Grandes epidemias em plantações ao redor do mundo começaram assim. Por isso, use apenas mudas e sementes que tenham certificação de que estejam saudáveis.

Foto 1: Larva de Arge pagana (uma mosca) se alimentando da folha de rosa. Foto 2: Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata), uma das pragas mais devastadoras do mundo. A fêmea injeta seus ovos no fruto maduro, além de facilitar a entrada de fungos e bactérias.


Outras ações sugeridas pela FAO são o monitoramento regular de pragas em sua propriedade e a adoção de práticas de manejo integrado, relatando imediatamente a órgãos competentes caso constate algo estranho.


Como forma de engajar as pessoas e promover o Ano Internacional da Saúde das Plantas (sinônimos em português: Sanidade Vegetal, Saúde Vegetal, Fitossanidade), está previsto um grande número de eventos ao longo do ano e há uma competição de fotos em que qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar.


A colaboração de todos é imprescindível para o combate das pragas e doenças de forma amigável. Tais ações podem reduzir o uso de pesticidas, favorecendo a conservação da biodiversidade, do meio ambiente, além de promover a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.


Referência

FAO. 2019. International Year of Plant Health, 2020: Communication guide. Rome.

Imagens: Creative Commons International Year of Plant Health.


#SanidadeVegetal #plantdisease #Fitossanidade #IYPH2020 #planthealth2020 #FoodSecurity #SegurancaAlimentar #Agenda2030 #GlobalGoals #SDGs #ODS1 #ODS2 #DesenvolvimentoSustentável #SustainableDevelopment #ForPeopleForPlanet


Texto escrito por Márcia Gonçalves Dias

29 visualizações
 
 
 

Idealizadora e Autora

Francynês Macedo

Bióloga com mestrado e doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Esalq/USP. Desenvolve pesquisas na área de Fisiologia de Plantas sob Estresse com ênfase em Eletrofisiologia Vegetal. Possui ampla experiência com a técnica de medição de sinais elétricos em plantas. Na área de ensino tem experiência com Metodologias Ativas de Aprendizagem, incluindo Design Thinking na formação de professores. Propósito de vida: aprender e ensinar.